FAZENDA SANTA MÔNICA, EM SÃO JOÃO DA PONTE, INSTALA BOMBAS DE SUCÇÃO EM MINADOR QUE ABASTECE RIO VERDE GRANDE E CONSTRÓI BARRAGEM ILEGAL PARA DESVIAR O RIO, COM O FIM DE IRRIGAR BANANA


O Jornal Tribuna do Vale do São Francisco já denunciou, em edições anteriores, o estrago ambiental promovido pela Fazenda Santa Mônica, no município de São João da Ponte, Norte de Minas Gerais, mas parece que tais denúncias não lograram efeitos. Foi denunciado o mega projeto de irrigação dessa fazenda que, segundo fontes, pretende manter em confinamento 20 mil bois e centenas de cavalos de raça.
Para tanto foram abertos centenas de poços artesianos e instalados dezenas de geradores elétricos, para abastecê-los de energia. Serão irrigados centenas de hectares de capim, milho, cana-de-açúcar, sorgo e outras matérias-primas de ração.

Bem, é como na estória de “O Boi Zebú e as Formigas”, do saudoso poeta dos sertões, Patativa do Assaré: o boi chega no formigueiro e bota uma pata dentro. Se as formigas ficarem quietas, intimidadas pelo seu tamanho, ele bota duas e enfim todas as quatro patas, deitando-se finalmente sobre o formigueiro. Fato.
Desta feita foi construído um novo barramento de grandes dimensões no Rio Verde Grande, para atender a implantação de novos sistemas de irrigação, onde a água represada por essa barragem, será desviada para abastecer uma lagoa (um minador do Rio Verde Grande) onde estão locadas as bombas dessa fazenda (Veja fotos).
A construção da barragem está localizada na fazenda do proprietário Eduardo Ramos Marques Pina, mas foi-nos informado que a responsável por esta construção é a Fazenda Santa Mônica.
Na fazenda há duas barragens, uma que a Agência Nacional de Águas - ANA, tem conhecimento e a outra ilegal, a barragem em questão está localizada aproximadamente nas coordenadas 15º52’36,25”/43º37’39,33”.
Mais uma vez elevamos nossa voz, mesmo que ela ressoe apenas no deserto.
O Verde Grande secou...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREÇÃO E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JAÍBA REIVINDICAM MELHORIAS AO PREFEITO DA CIDADE