JAIBA: NO AUGE DA CRISE PREFEITURA MANTÉM CRONOGRAMA DE OBRAS

"Neste fim de 2018, enquanto pouquíssimas pessoas reclamam por poças de água em suas ruas, centenas de famílias comemoram sua saída do lamaçal, onde viveram por mais de uma década; enquanto um ou dois reclamam de algumas luzes apagadas em postes de seus bairros, centenas de famílias comemoram a chegada da iluminação elétrica às suas ruas e casas; enquanto aqui ou acolá alguém se queixa de entupimento no encanamento de água de sua comunidade, centenas de famílias comemoram o encanamento de água em sua comunidade; enquanto alguns reclamam das constantes batidas policiais, milhares sentem-se aliviados por saírem às ruas e sentarem-se às suas portas, sem medo de assaltos."

SOBREVIVÊNCIA NA CRISE

Prefeito de Jaíba, Reginaldo Antônio Silva, em seu gabinete.

Após duas tentativas fracassadas (2008 e 2012) em vencer as eleições municipais de Jaíba, Reginaldo Antônio Silva logrou sucesso em uma terceira (2016), vencendo o pleito e assumindo a prefeitura, desta que é uma das cidades que mais cresce no estado e no país.

Detentora do maior projeto de irrigação em área contínua da América Latina, o Projeto Jaíba, a cidade, sede do município homônimo, desenvolve-se ao sabor das oscilações no agronegócio, sendo que, quando o setor vai bem a cidade vai bem, no contrário ao contrário.

Para desespero do prefeito Reginaldo Silva, estoura a pior crise político-econômica-institucional no país exatamente quando ele assume o poder no município, o que coloca em xeque suas propostas de governo e sua vontade em tornar a Jaíba um verdadeiro “celeiro” para o Brasil e o mundo.

Sua capacitação e experiência em administração e agronegócio, contudo, ajudaram-no a estabelecer uma base econômica nos primeiros meses de administração municipal que, a princípio ruim para àqueles que buscavam se beneficiar do poder público, tornou-se o diferencial para todos que dependem desse poder. Com responsabilidade e comedimento, Reginaldo economizou recursos suficientes em 2017 que ajudaram-no a minimizar a malfadada crise no município, de forma que, enquanto muitas outras prefeituras dispensavam servidores, atrasavam pagamentos e ou fechavam as portas, a Prefeitura de Jaíba mantinha sua folha em dia e seu quadro funcional no labor. Isso, enquanto durou.

Forçado a proceder ajustes na administração a partir de novembro/2018, Reginaldo pode, então, com o apoio dos servidores, reduzir a carga horária e consequentemente os vencimentos de parte do quadro funcional, com algumas demissões, sem abalos substanciais, continuando com alto índice de aceitação junto à população.







Outro fator que diferencia a administração de Reginaldo Silva à frente da prefeitura de Jaíba é o cronograma de obras que o mesmo vem mantendo, a despeito da já falada crise que assola todos os cantos do país.

Reginaldo Silva, ao centro, ladeado pelo deputado federal Rodrigo
de Castro, à esquerda e o deputado estadual Tadeuzinho, à direita.
Detentor do respeito e do apoio de várias lideranças estaduais e nacionais, Reginaldo pode, nos primeiros meses de seu governo, desembargar várias obras paradas no município, em decorrência de erros de administrações anteriores, trazendo tais obras à ativa e possibilitando o início de várias outras. Foi assim que, dentre muitas obras, a escola do bairro São Francisco de Assis pode ser construída; ruas do bairro Centro Comunitário Rio Verde puderam ser asfaltadas e o sonho de centenas de famílias do bairro Cidade Nova pode ser concretizado, ao verem, enfim, as ruas do bairro receberem o asfalto à tanto postergado e a iluminação pública avançar pelas escuras ruas da comunidade, trazendo alento e segurança para seus moradores.

Instalação de iluminação pública nos bairros João Colares e Cidade Nova (Prolongamento)




Asfaltamento das ruas do bairro Cidade Nova

Neste fim de 2018, enquanto pouquíssimas pessoas reclamam por poças de água em suas ruas, centenas de famílias comemoram sua saída do lamaçal, onde viveram por mais de uma década.

Enquanto um ou dois reclamam de algumas luzes apagadas em postes de seus bairros, centenas de famílias comemoram a chegada da iluminação elétrica às suas ruas e casas.

Enquanto aqui ou acolá alguém se queixa de entupimento no encanamento de água de sua comunidade, centenas de famílias comemoram o encanamento de água em sua comunidade.

Enquanto alguns reclamam das constantes batidas policiais, milhares sentem-se aliviados por saírem às ruas e sentarem-se às suas portas, sem medo de assaltos.

Foi assim que o asfalto chegou ao Cidade Nova, que as obras drenagem chegaram a vários bairros da cidade, que a iluminação pública chegou ao Prolongamento do Cidade Nova e ao João Colares, e que a água chegou ao Morro do Albano e a paz voltou à Jaíba. O saldo geral é positivo.

OBRAS NA ZONA RURAL


Patrolamento e encascalhamento de estradas vicinais.

Instalação de rede de água encanada no Morro do Albano e melhorias na subida da serra da comunidade.

Os olhares de Reginaldo pelo município, contudo, não se restringiram à sede, tanto que uma das prioridades de sua administração foi acabar com o sofrimento dos moradores do Morro do Albano, que em pleno Século XXI ainda carregavam água em cangalhas sobre os lombos de jumentos. Hoje a comunidade está toda interligada por água encanada e suspira aliviada, além de poderem trafegar com mais segurança, já que grandes melhorias foram adicionadas à estrada do Morro, na já famosa subida da Serra.

A água é prioridade, também, no Projeto Jaíba, onde a quase totalidade dos moradores, a despeito de viverem entre imensos canais, consumiam água não-tratada. A implantação de Estações de Tratamento de Água (ETA) e consequente canalização deixou de ser um sonhado projeto para ser um projeto factível em fase de conclusão.

As estradas das comunidades dos Paraterras e do Gorutuba receberam patrolamento e encascalhamento, pondo fim aos seus imensos atoleiros, que enfernizavam a vida dos moradores dessas regiões em períodos de chuva.

CUIDADOS COM A VIDA

Entrega de cestas de alimentos naturais pelo Banco de Alimentos.

A saúde nunca esteve tão bem como agora, mesmo com a dificuldade na arrecadação; a educação caminha a passos firmes, o esporte espalha-se por todos os cantos do município e a assistência social continua seu trabalho, em parceria com a agricultura familiar, cuidando para que não falte alimentação a nenhum morador do município, pelo que o Banco de Alimentos, administrado com responsabilidade e honestidade, vem executando os recursos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), garantindo aos pequenos produtores rurais as rendas necessárias a continuidade de suas safras e aos habitantes do município, desprovidos de recursos alimentícios, a alimentação necessária à sua subsistência.

SEGURANÇA PÚBLICA

Um problema que assombrou a comunidade jaibense por vários anos, a falta de segurança pública foi abordada com severidade e energia, com o estabelecimento de parcerias entre o poder público municipal e as polícias estaduais, trazendo de volta a sensação de segurança a muito perdida pela comunidade e a Comarca de Jaíba será, enfim, definitivamente instalada.

SEGURANÇA INSTITUCIONAL

Projeto arquitetônico do Fórum de Jaíba, já em fase de licitação.

Finalmente, com a implantação do Conselho da Cidade, o prefeito instalou um dispositivo legal que, além de garantir maior transparência à administração pública, maior poder de fiscalização pela comunidade, maior participação da população nas decisões político estruturais e administrativas do município, vai garantir que possíveis crises políticas, como as vividas nos anos de 2013 a 2016, não mais paralisem o município e nem causem prejuízo aos seus munícipes.

Como já dito, pelo balanço geral da população jaibense acerca da administração municipal, o saldo geral é positivo. O povo vai bem; o município vai bem; Reginaldo vai bem e a Jaíba vai fazendo sua história...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREÇÃO E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JAÍBA REIVINDICAM MELHORIAS AO PREFEITO DA CIDADE