EM JAÍBA, MULHER PROCURA HOSPITAL, NÃO ESPERA POR ATENDIMENTO E DIFAMA EM REDES SOCIAIS


Chegou até nossa redação, no último dia 04/05, informação dando conta que uma senhora, cidadã do município de Jaíba, estaria denunciando descaso no atendimento médico naquela cidade, tendo nossa fonte, inclusive, nos enviado um "print" de tela de celular, com a postagem da referida senhora (foto ao lado).

Como pode-se observar na leitura da postagem, a autora demonstra profunda indignação e se utiliza de linguagem grosseira e chula para demonstrar tal suposto sentimento, o que nos levou a investigar a alegada ocorrência e chegar a um resultado constrangedor para a mesma: Ela mentiu.

Alguns moradores de Jaíba, com os quais conversamos, nos disseram que é comum esse tipo de "briga política" no município, onde pessoas partidárias de grupos adversários e em oposição, se aproveitam de qualquer pretexto para atacarem o prefeito e tentarem desmoralizarem sua administração.

Contudo, fomos à fonte. Procuramos a direção do hospital de Jaíba e relatamos a "denúncia", solicitando um esclarecimento, ao que nos foi informado o seguinte:

"a referida senhora compareceu à recepção do Hospital Municipal de Jaíba às 5h07mm, do dia 03/05/2019, solicitando atendimento médico para seu filho, menor de 6 anos de idade, sendo iniciado o atendimento com o devido encaminhamento para a triagem, segundo o Protocolo de Manchester.
O paciente menor, acompanhado de sua mãe, foi atendido pela triagem às 5h25mm, queixando-se de uma "dor de ouvido", ao que, feitos os procedimentos clínicos preliminares e não constatando quaisquer riscos de agravamento do quadro clínico apresentado, foi considerado como procedimento de Atenção Primária, recebendo a cor Verde, sendo-lhe recomendado aguardar pelo atendimento médico.
O médico chamou pelo nome do paciente às 6h, quando foi constatada sua ausência, assim como a ausência de sua mãe."

O Protocolo de Manchester consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade (foto abaixo). Quando o paciente triado recebe a cor Vermelha, significa que seu atendimento tem que ser imediato; quando recebe a cor Laranja, significa que ´seu atendimento poderá aguardar até DEZ minutos; quando recebe a cor Amarela, significa que seu atendimento poderá aguardar até CINQUENTA minutos; quando recebe a cor Verde, significa que seu atendimento poderá ocorrer em até DUAS horas e, quando recebe a cor Azul, o atendimento poderá aguardar por até QUATRO horas.

Comparando as informações dadas pela "denunciante", no post acima replicado, com as informações prestadas pela direção do HMJ, pudemos constatar que o paciente em questão aguardou por DEZOITO MINUTOS antes de ser triado e, após a triagem, quando começa efetivamente a contar o prazo para atendimento, o tempo decorrido para que o mesmo fosse chamado pelo médico foi de TRINTA E CINCO MINUTOS, contudo o mesmo já não estava mais presente. A denunciante postou a mensagem às 6h39mm, do mesmo dia.

Segundo a Revista Mineira de Enfermagem 
(http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1124, acesso em 05/05/2019, 20h16mm), o tempo médio de espera de um paciente nos hospitais do Brasil é de 52m03s (cinquenta e dois minutos e três segundos) entre a chegada ao hospital e o atendimento médico. No presente caso, verifica-se que o tempo total de espera desse paciente foi de cerca de 50 minutos, considerando que aos 53 minutos o médico registrou a sua ausência, após chamá-lo reiteradas vezes sem resultados.

Diante de tal constatação, resta-nos entender que o motivo da "denúncia" não foi necessariamente chamar a atenção pública para um possível descaso no atendimento público de saúde de Jaíba, mas sim, ao que tudo indica, fazer uma propaganda negativa da atual administração municipal, vez que a "denunciante" fez questão de citar o nome do atual gestor e frisar não ter votado nele.

Fica o exemplo, para aqueles que pretendem fazer o mesmo que a "denunciante" de que trata esta matéria: os órgãos de saúde possuem registros detalhados sobre seus atendimentos prestados e podem fornecer informações fidedignas quando solicitados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREÇÃO E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JAÍBA REIVINDICAM MELHORIAS AO PREFEITO DA CIDADE