PCMG EM JANAÚBA CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO PARA APURAÇÃO DE CRIMES NA INTERNET


A Polícia Civil de Minas Gerais no dia 01/09, em Janaúba, Norte do Estado, desencadeou a OPERAÇÃO FOUTRIQUET, com vista a apurar a prática de diversos crimes contra a honra praticados através da internet.

A Delegada Márcia Miguel Meira, titular da delegacia que investiga crimes cibernéticos na cidade, disse que somente nos últimos dias mais de sete vítimas procuraram a polícia para denunciar um perfil da rede social Instagram com postagens criminosas que violavam a honra e a imagem das pessoas, se utilizando do anonimato.
A Delegada explica que a partir das denúncias, deu-se início às investigações, ocasião em que ela representou pela quebra de sigilo de dados do perfil e sua retirada do ar, o que foi deferido pela Justiça.
No dia 22/08 o perfil que já tinha mais de quatro mil seguidores foi retirado do ar, mas seu titular criou um novo, no qual inseriu novamente as mesmas mensagens criminosas, reincidindo no crime, e continuou a fazer novas postagens.
Com os dados fornecidos pela rede social, os autores foram identificados, e ela representou por mandados de busca e apreensão nas residências e lanchonetes dos suspeitos, o que também foi deferido.
Nesta data foi desencadeada a OPERAÇÃO FOUTRIQUET, para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, ocasião em que foram apreendidos diversos aparelhos telefônicos, um notebook e dois simulacros de arma de fogo, os quais serão analisados e periciados para instrução dos procedimentos investigatórios.
Segundo a Delegada, o nome da operação “FOUTRIQUET” vem do francês e faz alusão ao nome do perfil criminoso, indicando que quem faz futrica com a vida dos outros não merece ser levado em consideração.
O novo perfil criado também será retirado do ar, e agora os procedimentos serão concluídos e os autores indiciados pela prática dos crimes de calúnia, injúria e difamação, duas vezes para cada vítima, já que os autores reiteraram na prática criminosa com a criação do novo perfil. Um dos autores também poderá responder por corrupção de menores.
Com esta ação a Polícia Civil deixa claro que a internet não é terra de ninguém, e que a lei a todos alcança.

Equipe:
Delegadas: Márcia Miguel Meira e Glênia Balieira Torres Aquino
Policiais Civis: Tiago Anjos, Ygor Matos, Gealisson Barbosa, Maraísa Dias, Farley Albuquerque, Getter Daniel, Hélio Cardoso, Luiz Márcio, Nélio Gomes, Imaculada Da Silva, Marília Batista e Amarildo Viana.
Escrivão Ad Hoc: Vinícius
Coordenação: Jurandir Rodrigues César Filho (Chefe de Departamento) e Ricardo Esthevan Fernando Augusto do Amaral (Delegado Regional).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREÇÃO E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JAÍBA REIVINDICAM MELHORIAS AO PREFEITO DA CIDADE