Criar galinhas no quintal de casa, na cidade, tem lá seus benefícios

Sete passos para começar a criar galinhas na cidade.


Galinhas não servem só para produzir ovos. Essas aves onívoras podem reciclar restos de comida e resíduos orgânicos, além de produzirem compostos que fertilizam o solo, tornando-o rico em nitrogênio.

A ioby é um grupo nova-iorquino que, a partir de doações, ajuda a implantar projetos para tornar os bairros dos EUA mais seguros, divertidos, habitáveis e verdes. Um desses projetos é uma parceria com a BK Farmyards, é o Chicken Apprenticeship Workshops, que visa ensinar aos membros da comunidade os passos básicos de como criar galinhas na cidade. O grupo tem um galinheiro no Imani Community Garden.

Ainda que seja um programa voltado para algumas comunidades estado-unidenses, a ioby produziu e publicou um vídeo (disponível ao fim desta matéria) mostrando em sete passos o que você precisa para poder criar galinhas. Veja-os abaixo:

1. Disponibilidade de tempo

Você tem tempo suficiente para cuidar de galinhas? Organize seu tempo. As galinhas precisam de atenção todos os dias, tanto quanto outros animais de estimação.

2. Disponibilize um espaço

Galinhas precisam viver em um local com espaço suficiente para ciscar e se exercitar. Para isso, você precisa ter disponível cerca de 6 m², pois o ideal é criar, no mínimo, três galinhas. Esse ambiente deve possibilitar a entrada de luz solar, como também deve ter alguma sombra; sem falar na terra com a qual elas sempre devem estar em contato.

3. Construa um galinheiro

O ideal é que o galinheiro tenha dois espaços: um para que elas possam andar nos momentos em que estiverem presas e outro em que elas possam dormir (poleiro, pois seus instintos as fazem querer dormir no alto, longe dos predadores) e pôr ovos (construa ninhos em caixas). Lembrando que o chão do galinheiro deve ser coberto com palha ou alguma coisa parecida, que seja macia e absorva líquidos.


4. Adquira galinhas

Quando estiver tudo montado, você já pode arranjar suas três galinhas, ou mais, e começar a diversão.

5. Alimentação

Além dos essenciais água e milho, você pode alimentar suas galinhas com vegetais variados: alho, cascas de ovo e de cebola e aquele resto de comida que você cozinhou e pretendia jogar fora. Só não exagere na quantidade das sobras de comida para que a saúde das galinhas não seja prejudicada.

Mantenha a comida e a água sempre à disposição delas.

6. Cuidados e manutenção

A primeira coisa que você deve fazer de manhã é verificar se elas têm água limpa e comida suficientes para o dia e coletar os ovos. À noite, você deve se certificar que todas elas estão dentro do galinheiro. Uma vez por semana, limpe o galinheiro, as galinhas e os recipientes de água e comida (esses você também deve desinfetar para evitar a proliferação de bactérias). E, uma vez a cada quatro meses, desinfete todo o galinheiro, ninho, poleiro, troque a palha para assim manter um ambiente saudável aos seus bichinhos.

7. Recolhendo os ovos

Ao coletar os ovos, limpe-os apenas com uma escova seca para tirar qualquer resíduo. Não é aconselhável e nem necessário lavar com água, pois sua casca já o protege de vírus e bactérias.

Contudo, é importante verificar se, em sua região, é possível a criação de galinhas. Em alguns locais do Brasil há leis municipais proibindo a criação desses e de outros animais em áreas urbanas, então se informe antes.

Assista aqui ao vídeo (em inglês sem legenda) da ioby: https://www.youtube.com/watch?v=iZdvPwCpGAA

Fonte: http://www.ecycle.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREÇÃO E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JAÍBA REIVINDICAM MELHORIAS AO PREFEITO DA CIDADE