Escolhas de vereadores atrasam a instalação de Academias ao Ar Livre em Jaíba.

O município de Jaíba foi contemplado, pelo Governo do Estado, com três Academias ao Ar Livre.


As academias ao ar livre são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população. São voltados para utilização de pessoas com idade acima de 12 anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos (acima de 60 anos).

Estes espaços públicos promovem a prática de atividade física. Dessa maneira combatem o sedentarismo e contribuem para a minimização do risco de doenças como hipertensão e para a redução no número de internações e de medicamentos. Geram, assim, economia de recursos com tratamentos convencionais. Além disso, fomentam a ressignificação de espaços públicos para esporte e lazer, e difundem a cultura do exercício físico de forma participativa na comunidade.

Nesse prisma, o primeiro passo, antes de instalar os equipamentos, é saber qual a demanda da população pelas academias ao ar livre. O próximo passo é definir os possíveis locais de instalação das academias.

Contudo, em Jaíba, algumas peculiaridades locais ingerem nesse roteiro simples, a princípio, sendo que a demanda da população é substituída pela vontade do agente político que viabilizou os recursos para aquisição das Academias e os possíveis locais de instalação estão, quase sempre, sob litígio fundiário, dependendo de regulamentação, o que atrasa e muitas vezes inviabiliza a execução de convênios.

Nesse caso específico, os vereadores que buscaram os recursos, definiram, como locais para a instalação desses equipamentos, áreas com dificuldades técnicas e jurídicas, sendo necessária a realocação, o que demandou em atraso.

Dos novos locais definidos pelos vereadores, ou seja: Praça do NH-1, Praça do NH-2 e Praça do Bairro Veredas, dois deles já estão cadastrados para receberem as Academias de Saúde, que são mais bem implementadas que as Academias ao Ar Livre. Diante disso, ainda atendendo ao princípio de tolerância e boa vontade, o prefeito Enoch Lima determinou à secretaria municipal de esportes que resolvesse o problema.

Assumindo a pasta em Abril/2015, a primeira preocupação do novo secretário Zé de Coquinha (meio ambiente, turismo, esporte, lazer, cultura e comunicação), foi contatar as partes interessadas na instalação das Academias e encaminhar soluções para os impasses surgidos, pelo que ficou determinado que as Academias serão instaladas nas Comunidades Frente Três e NH-1, no Projeto Jaíba e bairro Centro Comunitário, na sede do município.

Espera-se que não sejam mais tentadas mudanças de locais, nessa altura dos acontecimentos, para o bem da comunidade jaibense.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Jaíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREÇÃO E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL EM JAÍBA REIVINDICAM MELHORIAS AO PREFEITO DA CIDADE